Jurisnauta
Fundo Texto Formato

Pernambuco

LEI COMPLEMENTAR Nº 459, DE 8 DE OUTUBRO DE 2021.

Nº 459/2021

Ver fonte oficial 9 artigos
Art. 1.
A Lei nº 10.849, de 28 de dezembro de 1992, que dispõe sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA, passa a vigorar com as seguintes modificações:

“Art. 2º .............................................................................................................

..........................................................................................................................

§ 5ºOcorre também o fato gerador: (NR)
Ino momento da perda ou nulidade da condição que fundamenta a isenção ou imunidade; e (AC)
IIem se tratando de veículo de propriedade de empresa locadora domiciliada em outra Unidade da Federação e com estabelecimento em Pernambuco, na hipótese de o veículo ser objeto de locação no território deste Estado, na data de sua: (AC)
a)locação ou disponibilização para locação, em se tratando de veículo usado, registrado anteriormente em outra Unidade da Federação; ou (AC)
b)aquisição para integrar a frota destinada à locação neste Estado, em se tratando de veículo novo. (AC)

..........................................................................................................................

Dispõe sobre o IPVA e sobre a vedação ao uso de veículos licenciados em outra Unidade da Federação, por empresa locadora de automóvel que atua em Pernambuco.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO:

Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Art. 3-
A. O IPVA é devido no local: (AC)
Ina hipótese de pessoa natural, da sua residência habitual ou; (AC)
IIna hipótese de pessoa jurídica: (AC)
a)do estabelecimento situado no território deste Estado, quanto aos veículos que a ele estejam vinculados na data da ocorrência do fato gerador; (AC)
b)do estabelecimento onde o veículo estiver disponível para entrega ao locatário na data da ocorrência do fato gerador, no caso de contrato de locação avulsa; ou (AC)
c)do domicílio do locatário ao qual estiver vinculado o veículo na data da ocorrência do fato gerador, no caso de locação de veículo para integrar sua frota. (AC)
§ 1ºNa hipótese de a pessoa natural possuir mais de uma residência habitual, presume-se como domicílio tributário, para fim de pagamento do IPVA: (AC)
Io local onde exerça profissão; ou (AC)
IIo endereço constante da Declaração de Imposto de Renda, caso exerça profissão em mais de um local. (AC)
§ 2ºNa impossibilidade de se determinar o domicílio tributário da pessoa natural nos termos dos § 1º, a autoridade administrativa deve fixá-lo tomando por base o endereço apurado em órgãos públicos, nos cadastros de domicílio eleitoral ou nos cadastros de empresa seguradora ou concessionária de serviço público. (AC)
§ 3ºNa hipótese de pessoa jurídica, não sendo possível determinar a vinculação do veículo, presume-se como domicílio o local do estabelecimento onde haja indício de utilização do veículo com predominância sobre os demais estabelecimentos da mesma pessoa jurídica. (AC)
§ 4ºEm se tratando de veículo de propriedade de empresa de arrendamento mercantil, o imposto é devido no local do domicílio ou residência do arrendatário. (AC)
§ 5ºEquipara-se a estabelecimento da empresa locadora de veículo neste Estado o local de situação dos veículos colocados à disposição para locação. (AC)
Art. 7.
.............................................................................................................

..........................................................................................................................

§ 2º..................................................................................................................

..........................................................................................................................

IV...................................................................................................................
a)ser proprietária ou possuidora em decorrência de contrato de arrendamento mercantil - leasing ou instrumento contratual congênere, com registro no cadastro do Detran-PE, de uma frota de no mínimo: (NR)

..........................................................................................................................

Art. 10.
............................................................................................................

..........................................................................................................................

VIa pessoa jurídica que tomar em locação veículo para uso neste Estado, em relação aos fatos geradores ocorridos nos exercícios em que o veículo estiver sob locação. (AC)
§ 1ºA solidariedade prevista neste artigo não comporta benefício de ordem. (AC)
§ 2ºPara eximir-se da responsabilidade prevista no inciso VI do caput, a pessoa jurídica deve exigir comprovação do pagamento do imposto devido a este Estado, relativamente aos veículos objetos da locação. (AC)

........................................................................................................................”.

Art. 2.
As empresas locadoras, com estabelecimento no Estado de Pernambuco, devem disponibilizar aos locatários apenas veículos que sejam licenciados neste Estado.
Art. 3.
A inobservância do disposto no art. 2º enseja a imposição das seguintes sanções:
Iapreensão do veículo; e
IIaplicação de multa no valor de R$ 53.970,00 (cinquenta e três mil, novecentos e setenta reais).
Parágrafo únicoRelativamente ao disposto no caput:
Io veículo somente pode ser liberado após o pagamento da correspondente multa: e
IIno caso de reincidência, a multa corresponde ao dobro do valor estabelecido no inciso II do caput.
Art. 4.
As empresas de locadoras de veículos automotores têm 120 (cento e vinte) dias, contados da data de publicação desta Lei, para adequar-se ao disposto no art. 2º.
Parágrafo únicoPara efeito da adequação de que trata o caput a empresa deve licenciar os veículos neste Estado.
Art. 5.
O art. 1º da Lei Complementar nº 457, de 16 de setembro de 2021, que dispõe sobre remissão e anistia de crédito tributário, parcelamento e prorrogação de prazo de recolhimento referente ao IPVA e taxas que especifica, relativamente a motocicletas, ciclomotores e motonetas nacionais, com até 162 (cento e sessenta e duas) cilindradas, de propriedade de pessoa física, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 1º .............................................................................................................

.......................................................................................................................... Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.

§ 2ºFicam anistiadas e remitidas as taxas referentes à alínea “c” do inciso II deste artigo, relativas a motocicletas, ciclomotores e motonetas nacionais, com até 162 (cento e sessenta e duas) cilindradas, de propriedade de pessoa física, apreendidas até 31 de dezembro de 2020, independentemente da data de vencimento do crédito tributário respectivo. (AC)”
Art. 6.
Fica revogado o art. 3º da Lei nº 10.849, de 28 de dezembro de 1992.

Palácio do Campo das Princesas, Recife, 8 de outubro do ano de 2021, 205º da Revolução Republicana Constitucionalista e 200º da Independência do Brasil.

PAULO HENRIQUE SARAIVA CÂMARA

Governador do Estado

DÉCIO JOSÉ PADILHA DA CRUZ

JOSÉ FRANCISCO DE MELO CAVALCANTI NETO

ERNANI VARJAL MEDICIS PINTO

Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado.

Remissões do artigo

Nenhuma remissão cadastrada.