Jurisnauta
Fundo Texto Formato

Rondônia

Lei Estadual de Rondônia nº 5621, de 18 de setembro de 2023

Lei nº 5621/2023

Ver fonte oficial 13 artigos
Art. 1.
Fica instituído o Programa de Recuperação de Créditos de ICMS da Fazenda Pública Estadual - REFAZ ICMS, relacionados com o ICMS cujos fatos geradores tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2021, constituídos ou não, inclusive os espontaneamente denunciados pelo contribuinte, inscritos ou não em dívida ativa, ainda que ajuizados.
§ 1ºO débito será consolidado, de forma individualizada, na data do pedido de ingresso no programa, com todos os acréscimos legais vencidos, previstos na legislação vigente, na data dos respectivos fatos geradores da obrigação tributária, não se aplicando a vedação prevista no § 2° do art. 8° da Lei Estadual n° 2.913, de 3 de dezembro de 2012.
§ 2ºNo caso de pagamento em parcelas, a adesão ao REFAZ ICMS compreenderá todos os débitos passíveis de inclusão no referido Programa, não sendo permitida a escolha individualizada pelo contribuinte, ressalvada a diferenciação necessária para a correta repartição de receita.

Diário Oficial do Estado de Rondônia nº 178

Disponibilização: 20/09/2023 Publicação: 19/09/2023

Institui o Programa de Recuperação de Créditos de ICMS da Fazenda Pública Estadual - REFAZ ICMS, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE RONDÔNIA:

Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 2.
A opção pelo REFAZ ICMS contemplará os benefícios abaixo enumerados:
Iredução da multa e dos juros de mora; e
IIpagamento à vista ou parcelado do crédito tributário, em moeda corrente.
Parágrafo únicoO parcelamento previsto nesta Lei poderá ser deferido, independentemente da existência de parcelamentos anteriores celebrados, ressalvado o disposto no art. 9°.
Art. 3.
Para usufruir dos benefícios do Programa, o sujeito passivo deverá formalizar sua adesão, que se efetivará com o pagamento de parcela única ou da primeira parcela, em até 28 de dezembro de 2023, observado o disposto no
§ 1ºTratando-se de crédito tributário decorrente de auto de infração ou de penalidade pecuniária lançada por descumprimento de obrigação tributária, a fruição dos benefícios estabelecidos no

art. 5°, para pagamento da multa punitiva, fica condicionada ao pagamento do imposto lançado.

§ 2ºA parcela do crédito tributário referente ao imposto deverá ser recolhida, conforme a modalidade do benefício escolhida entre os incisos I a VII do art. 5°, por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais - DARE, pago antecipadamente a parcela referente à multa pecuniária, a qual somente será disponibilizada para pagamento na mesma modalidade escolhida para o pagamento do imposto.

Lei N° 5.621, DE 18 DE SETEMBRO DE 2023. (0041881277) SEI 0030.513686/2020-07 / pg. 1

§ 3ºCaso o decurso do prazo previsto no caput ocorra em dia não útil ou sem expediente bancário, o pagamento da parcela única ou da primeira parcela deverá ser antecipado para o dia útil e com expediente bancário anterior àquele.
§ 4ºA adesão ao REFAZ ICMS dos débitos consolidados que superarem o montante de R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de reais) por CNPJ ou Inscrição Estadual, ficará condicionada a que o contribuinte recolha a título de contribuição para o Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação - FITHA, previsto na Lei Complementar n° 292, de 29 de dezembro de 2003, o percentual de 2% (dois por cento) incidentes sobre os valores dos débitos a serem recolhidos, após os descontos de multa e juros previstos nesta Lei.
§ 5ºA contribuição destinada ao FITHA, disposta no § 4° deste artigo, deverá ser recolhida previamente ao pagamento da parcela única, por meio de autolançamento, a ser realizado no Portal do Contribuinte, utilizando-se do código de receita 6301.
Art. 4.
Independentemente do pagamento de taxas, a adesão ao programa dar-se-á mediante o recolhimento aos cofres públicos, dentro do prazo previsto no art. 3°, dos valores contemplados com o benefício, cujo cálculo e emissão do DARE serão disponibilizados por meio do Portal do Contribuinte, acessível no sítio da SEFIN, na internet, no endereço eletrônico www.sefin.ro.gov.br.
Parágrafo únicoA simples emissão do DARE, não configura a adesão ao REFAZ ICMS, nem implica direito relativo ao benefício concedido por esta Lei, os quais se concretizarão apenas por meio do seu pagamento dentro do prazo estabelecido no art. 3°.
Art. 5.
Os créditos tributários referentes ao ICMS consolidados poderão ser pagos:
Iem parcela única, com redução de até 95% (noventa e cinco por cento) das multas punitivas e moratórias e dos juros de mora;
IIem até 12 (doze) parcelas mensais e sucessivas, com redução de até 85% (oitenta e cinco por cento) das multas punitivas e moratórias e dos juros de mora;
IIIem até 24 (vinte e quatro) parcelas mensais e sucessivas, com redução de até 80% (oitenta por cento) das multas punitivas e moratórias e dos juros de mora;
IVem até 36 (trinta e seis) parcelas mensais e sucessivas, com redução de até 75% (setenta e cinco por cento) das multas punitivas e moratórias e dos juros de mora;
Vem até 60 (sessenta) parcelas mensais e sucessivas, com redução de até 70% (setenta por cento) das multas punitivas e moratórias e dos juros de mora;
VIem até 120 (cento e vinte) parcelas mensais e sucessivas, com redução de até 65% (sessenta e cinco por cento) das multas punitivas e moratórias e dos juros de mora; e
VIIem até 180 (cento e oitenta) parcelas mensais e sucessivas, com redução de até 60% (sessenta por cento) das multas punitivas e moratórias e dos juros de mora, para as empresas em processo de recuperação judicial, inclusive para o contribuinte para o qual tenha sido declarada judicialmente a sua falência, nos termos do Convênio ICMS 59, de 22 de junho de 2012.
§ 1ºO valor da parcela mensal não poderá ser inferior a:
IR$ 600,00 (seiscentos reais), para os contribuintes enquadrados no regime normal de tributação;
IIR$ 400,00 (quatrocentos reais), para os contribuintes optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de

Lei N° 5.621, DE 18 DE SETEMBRO DE 2023. (0041881277) SEI 0030.513686/2020-07 / pg. 2 Pequeno Porte - Simples Nacional; e

IIIR$ 200,00 (duzentos reais), para o Microempreendedor Individual - MEI, Produtor Rural e Pessoas Físicas.
§ 2ºOs regimes de pagamentos mencionados serão considerados no momento da adesão ao REFAZ ICMS.
§ 3ºPara Pessoa Jurídica não inscrita no Estado de Rondônia aplicar-se-ão os percentuais constantes nos incisos do caput deste artigo.
§ 4ºO pagamento para débitos consolidados de forma individualizada, por CNPJ ou Inscrição Estadual, em valores acima de R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de reais), dar-se-á exclusivamente em parcela única e com redução limitada a 85% (oitenta e cinco por cento) das multas punitivas e moratórias e dos juros de mora.
Art. 6.
Em relação aos débitos quitados com os benefícios previstos nesta Lei, os honorários advocatícios decorrentes de cobrança da dívida ativa serão aplicados no percentual de 5% (cinco por cento) sobre o valor final do débito consolidado, após a aplicação das reduções previstas.
Parágrafo únicoO valor da parcela mensal referente a honorários advocatícios, a ser recolhido separadamente, não poderá ser inferior a R$ 100,00 (cem reais).
Art. 7.
Para fins de pagamento dos débitos fiscais apurados na forma desta Lei, sem prejuízo das reduções previstas no art. 5°, o crédito tributário a ser parcelado terá seu valor atualizado monetariamente até 31 de janeiro de 2021, conforme previsto na legislação do ICMS do Estado de Rondônia.
§ 1ºAo crédito tributário a ser parcelado, depois de atualizado monetariamente na forma do caput, será acrescido de juros de mora, não capitalizáveis, de 1% (um por cento) ao mês ou fração até 31 de janeiro de 2021, e, a partir de 1° de fevereiro de 2021, será acrescido de juros equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia - SELIC, para títulos federais, acumulados mensalmente, calculados até o último dia do mês anterior ao do pagamento e de 1% (um por cento) no mês do pagamento.
§ 2ºOs juros vincendos, calculados na forma prevista na legislação do ICMS do Estado de Rondônia, serão contados a partir do mês em que se concretizar o parcelamento, até o mês do efetivo pagamento de cada parcela, não incidindo sobre os juros vencidos.
§ 3ºNo pagamento de parcela em atraso serão aplicados os acréscimos legais previstos na legislação do ICMS do Estado de Rondônia.
Art. 8.
O contrato celebrado em decorrência do parcelamento de que trata esta Lei será considerado descumprido e automaticamente rescindido, independentemente de qualquer ato da autoridade fazendária, quando ocorrer:
Ia inobservância de qualquer das exigências estabelecidas nesta Lei;
IIa falta de pagamento de qualquer uma das parcelas, por prazo superior a 90 (noventa) dias;
IIIa ausência do pagamento do mesmo tributo beneficiado, por prazo superior a 90 (noventa) dias, a contar da data do vencimento previsto na legislação, cujo fato gerador tenha ocorrido a partir da data de efetivação da adesão ao programa;
IVo atraso no pagamento de mais de 3 (três) parcelas, sucessivas ou não; e

Lei N° 5.621, DE 18 DE SETEMBRO DE 2023. (0041881277) SEI 0030.513686/2020-07 / pg. 3

Va inclusão de qualquer débito, anteriormente incluído no programa de parcelamento previsto nas Leis n° 2.840, de 3 de setembro de 2012, n° 3.835, de 27 de junho de 2016, n° 4.214, de 18 de dezembro de 2017, n° 4.703, de 12 de dezembro de 2019, e n° 4.953, de 19 de janeiro de 2021, sem a observância dos requisitos previstos no art. 9°.
Parágrafo únicoOcorrida a rescisão nos termos do caput deverão ser restabelecidos em relação ao saldo devedor, os valores originários das multas e dos juros dispensados, prosseguindo-se na cobrança do débito remanescente.
Art. 9.
Tratando de parcelamento ou reparcelamento em curso ou já rescindido efetuado com os benefícios decorrentes dos programas de parcelamento previstos nas Leis n° 2.840, de 3 de setembro de 2012, n° 3.835, de 27 de junho de 2016, n° 4.214, de 18 de dezembro de 2017, n° 4.703, de 12 de dezembro de 2019 e n° 4.953, de 19 de janeiro de 2021, somente será permitida a adesão ao REFAZ ICMS para pagamento parcelado, nos termos do art. 5°, desde que a primeira parcela seja de no mínimo 5% (cinco por cento) do valor do saldo devedor.
Parágrafo únicoO limite mínimo de que trata o caput não se aplica aos contribuintes que aderiram ao Programa COMPENSA-RO, por meio de pedido administrativo dirigido à Procuradoria-Geral do Estado, nos termos do art. 4° da Lei n° 4.200, de 12 de dezembro de 2017.
Art. 10.
benefício de que trata esta Lei:
Inão autoriza restituição ou compensação das quantias pagas; e
IInão autoriza o levantamento, pelo contribuinte ou pelo interessado, de importância depositada em juízo, quando houver decisão transitada em julgado a favor do Estado.
Art. 11.
A adesão ao REFAZ ICMS implica o reconhecimento, em caráter irretratável e irrevogável, dos créditos tributários nele incluídos, a renúncia de qualquer defesa ou recurso no âmbito administrativo ou judicial, a desistência dos já interpostos, bem como a aceitação das demais condições estabelecidas na Legislação Tributária Estadual.
Art. 12.
Aplicam-se à quitação integral dos créditos tributários incluídos no REFAZ ICMS, as disposições do art. 9° da Lei Federal n° 10.684, de 30 de maio de 2003.
Art. 13.
Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio do Governo do Estado de Rondônia, em 18 de setembro de 2023, 135° da República.

MARCOS JOSÉ ROCHA DOS SANTOS

Governador

Documento assinado eletronicamente por Marcos José Rocha dos Santos , Governador, em 18/09/2023, às 20:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no artigo 18 caput e seus §§ 1º e 2º, do Decreto nº 21.794, de 5 Abril de 2017.

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site portal do SEI, informando o código verificador 0041881277 e o código CRC 462DC0BE.

Referência: Caso responda esta Lei, indicar expressamente o Processo nº 0030.513686/2020-07 SEI nº 0041881277

Lei N° 5.621, DE 18 DE SETEMBRO DE 2023. (0041881277) SEI 0030.513686/2020-07 / pg. 4

Remissões do artigo

Nenhuma remissão cadastrada.