Jurisnauta
Fundo Texto Formato

Decretos-Lei

Decreto-Lei nº 1424, de 3 de novembro de 1975

DL 1424

Ver fonte oficial
4 artigos

Presidência da República

Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República

Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos

Dispõe sobre a tabela progressiva do imposto de renda devido pelas pessoas físicas, estabelece desconto padrão e dá outras providências.

O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o artigo 55, inciso II, da Constituição,

DECRETA:

Art. 1.
O imposto de renda devido pelas pessoas físicas será a partir do exercício de 1976, cobrado de acordo com a seguinte tabela progressiva:
númeroClasses de Renda Líquida (Cr$)Alíquota

%

1Até 26.000 ................................................................zero
2De 26.001 a 30.500 ....................................................4
3De 30.501 a 36.500 ....................................................6
4De 36.501 a 44.000 ....................................................9
5De 44.001 a 52.500 ....................................................12
6De 52.501 a 63.500 ....................................................15
7De 63.501 a 77.000 ....................................................19
8De 77.001 a 93.000 ....................................................23
9De 93.001 a 112.000 ..................................................27
10De 112.001 a 134.500 ................................................31
11De 134.501 a 163.500 ................................................35
12De 163.501 a 197.000 ................................................39
13De 197.001 a 238.000 ................................................42
14De 238.001 a 310.000 ................................................45
15De 310.001 a 500.000 ................................................48
16Acima de 500.000 ......................................................50
Art. 2.
A partir do exercício de 1976, a pessoa física com rendimento bruto anual não superior a Cr$108.000,00 (cento e oito mil cruzeiros), do qual pelo menos 90% (noventa por cento) seja classificado na cédula “C” da declaração de rendimentos, poderá efetuar desconto padrão de até 20% (vinte por cento) do rendimento bruto total, independentemente de comprovação e de indicação da espécie de despesa. (Revogado pelo Decreto-lei nº 1.493, de 1976)
§ 1ºO desconto padrão substitui as deduções celulares e os abatimentos legalmente sujeitos a limite em relação à renda bruta. (Revogado pelo Decreto-lei nº 1.493, de 1976)
§ 2ºAlém do desconto padrão o contribuinte poderá efetuar os abatimentos relativos a encargos de família, ou os equiparados como tal, e os pagamentos feitos a médicos e dentistas, e as despesas de hospitalização. (Revogado pelo Decreto-lei nº 1.493, de 1976)
§ 3ºO Ministro da Fazenda estabelecerá as condições necessárias ao exercício da opção mencionada no “caput” deste artigo. (Revogado pelo Decreto-lei nº 1.493, de 1976)
§ 4ºA Secretaria da Receita Federal fica autorizada a instituir formulário simplificado de declaração de rendimentos para as pessoas que possam optar pelo desconto padrão. (Revogado pelo Decreto-lei nº 1.493, de 1976)
Art. 3.
Para os fins previstos nos artigos 2º e 3º do Decreto-lei número 1.338, de 23 de julho de 1974 considera-se renda bruta o rendimento bruto diminuído do desconto padrão mencionado no artigo 2º.
Art. 4.
Este Decreto-lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 3 de novembro de 1975; 154º da Independência e 87º da República.

ERNESTO GEISEL

Mário Henrique Simonsen

Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 4.11.1975

*

Remissões do artigo

Nenhuma remissão cadastrada.